quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vencendo o descaso!


O que você entende por descaso? Eu considero que dos pequenos males seja o maior. Apesar de passar despercebido algumas vezes, tem atrapalhado a vida de muitas pessoas.
Vai me dizer que você nunca passou por alguém menos provido, tanto em saúde, condições financeiras ou idosos em dificuldades e sentiu-se superior?
Quero torcer para que sua resposta seja negativa, mas não é bem essa a realidade que, ou vemos, ou sabemos existir.
O pobre de hoje se vendo numa condição deplorável faz descaso do rico e o acusa de enriquecer ilegalmente. Ao passo de que o rico simplesmente parece não notar a existência do miserável e com desdém gasta suas economias em coisas supérfluas quando poderia mudar vidas com um simples abrir de mão. Até aqui tudo bem, iria dizer alguém com senso comum. E não é exatamente este tipo de descaso a que me refiro. É claro que para toda regra existe uma excessão e a situação não é necessariamente assim em todos os casos.
Mas o que quero pontuar aqui e você vai entender, é o tipo de descaso que mais me choca no momento. É causador de isolamento e falta de fé em si mesmo. As pessoas tem oportunidades únicas na vida e às vezes preferem esperar para ver no que vai dar, sentem medo de se deslocar da zona de conforto e opinar para não sofrer as consequências de uma má escolha. Mas o que não percebem é que o tempo vai passando e com ele a vitalidade, os sonhos e as oportunidades.
Muitas pessoas hoje em dia possuem mais de uma formação, enquanto outras tem medo de se lançarem e tentar se encontrar numa das profissões entre o leque de opções que o mercado oferece.
Para que você não pense que estou me alongando demais vou revelar: É exatamente este o tipo que me incomoda. O descaso próprio. A falta de perseverança e fé no potencial de cada um. Nada relacionado com prepotência, mas a oportunidade que cada um pode se dar e é gratuito a cada dia. Quando alguém disse "Faça de cada manhã um novo motivo para viver" não foi em vão.
Mais a fundo, tive uma revelação quando visitava meus avós e recordava dos planos que tínhamos juntos. Mais de dez anos se passaram e muitos deles, vejo agora, não irão se realizar. Não que eu não acredite mais, porém os sonhos infantis cedem lugar a outras aspirações na chamada vida adulta. A vida corre e devemos estar acordados para conseguir acompanhar o fluxo. Você pode conferir em sua memória, muitos sonhos já ficaram para trás ou não fazem mais sentido. Perceber isso, ao invés de se lamentar deveria fazer com que as pessoas se levantem e estejam preparadas para coisas novas. Temos sempre que ter em mente o crescimento, subir em qualidade e não usar pessoas como escada para manter nosso ego cada vez mais inflado. O ser humano ter consciência de que um dia irá morrer e que tudo aqui não passará de nuvem e poeira pode fazê-lo galgar lugares mais altos. Contudo é preciso agir!
Vou tentar reproduzir exatamente a imagem que vi no meu momento de reflexão. Primeiro, a vida não é um jogo feito o Game of life, onde você pode ser pessoas diferentes a cada rodada. A vida real não permite rodadas e sim movimentos de altos e baixos para que você aprenda uma nova lição a cada episódio. Na nossa vida também não é possível eliminar cartas depois do jogo começado. Mesmo que você tente mudar o rumo do jogo, a carta terá deixado sua marca permanente na história de sua vida, o que simboliza nossas ações.
A partir disso de que formas devemos agir?
Sabemos nitidamente que os jovem são dotados de força, sabedoria e vida, mas também possui diversas decepções, principalmente quando avança etapas para tentar descobrir como será seu futuro. Tudo tem seu tempo determinado já dizia o sábio Salomão. Se o futuro que te aguarda, não agrada da mesma maneira, saiba que Deus prepara sempre o melhor para você e com certeza será um caminho feliz e com muitas surpresas boas. Ao contrário dos caminhos traçados por nós mesmos sem a aprovação dele. Se você está encontrando dificuldades e barreiras no caminho, confie e mantenha sempre a cabeça erguida. Pois os que plantam a fé colhem frutos em abundância.
Temos apenas uma chance de vida e não podemos ser tudo em tão pouco tempo. Que tal um esforçosinho e fazer tudo com qualidade e dedicação? Não podemos ter todas as profissões sonhadas, desenvolver todos os projetos que planejamos, quem sabe até ter todo o dinheiro e qualidades do mundo, mas podemos ser simplesmente tudo que Deus sonhou para nós.
Enriquecemos pois em sabedoria!
Prosseguimos pois em conhecer a Deus e seus planos para nós!
Busquemos ser simples e amáveis em nossas ações!
Sonhemos cada dia mais pois os nossos sonhos estão nas mãos de quem pode realizar. Jesus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário